Educação no Brasil
A Educação é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento de um país, pois é através da educação que um país atinge melhores desempenhos, tanto em áreas como: saúde, tecnologia e etc, e também em relações a melhorias no nível de renda, empregos e qualidade de vida para a população.
A primeira grande ruptura travou-se com a chegada mesmo dos portugueses ao território do Novo Mundo. Os portugueses trouxeram um padrão de educação próprio da Europa, o que não quer dizer que as populações que por aqui viviam já não possuíam características próprias de se fazer educação. Até o período republicano, não houve uma grande mudança no modelo educacional no Brasil.
Com a promulgação da Constituição de 1988, as LDBs anteriores foram consideradas obsoletas, mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concluído.
A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, a LDB de 1996 trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica.
Gestão democrática do ensino público e progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares (art. 3 e 15) Ensino fundamental obrigatório e gratuito (art. 4) Carga horária mínima de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias na educação básica (art. 24) Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais (art. 26) Formação de docentes para atuar na educação básica em curso de nível superior, sendo aceito para a a eduacção infantil e as quatro primeiras séries do fundamental formação em curso Normal do ensino médio (art. 62) Formação dos especialistas da educação em curso superior de pedagogia ou pós-graduação (art. 64) A União deve gastar no mínimo 18% e os estados e municípios no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público (art. 69) Dinheiro público pode financiar escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas (art. 77) Prevê a criação do Plano Nacional de Educação (art. 87) Atualmente o Brasil tem avançado muito nas últimas décadas, embora tenha muito ainda a ser feito, muitas famílias vem investindo para a educação básica (ensino fundamental e médio) e também em um ensino superior, com a esperança de uma oportunidade melhor no mercado de trabalho.
A situação da educação no Brasil apresentou melhorias significativas na última década do século XX: houve queda substancial da taxa de analfabetismo e, ao mesmo tempo, aumento regular da escolaridade média e da freqüência escolar (taxa de escolarização). No entanto, a situação da educação no Brasil ainda não é satisfatória, principalmente em algumas das cinco grandes regiões do país.
Na última década do século XX - 1991/2000, a taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais de idade caiu de 20,1% para 13,6 %
Essa queda continua sendo percebida ao longo dos primeiros anos do século XXI, chegando a 11,8% em 2002. No entanto, apesar dessa redução, o país ainda tem um total de 14,6 milhões de pessoas analfabetas.
Além do mais, a redução na taxa de analfabetismo não foi a mesma nas grandes regiões do país.
O Brasil chegou ao final do século XX com 96,9% das crianças de 7 a 14 anos de idade na escola. Entretanto, em 2002 apenas 36,5% das crianças de zero a seis anos de idade freqüentavam creche ou escola no país. O percentual ainda é menor se levarmos em conta as crianças de zero a 3 anos de idade. Destas, apenas 11,7% estão matriculadas em creche ou escola.
Matéria retirada do sítio Brasil Escola. Na tabela visualizada no link abaixo, é possível encontrar as proporções de crianças e jovens que freqüentam escola, segundo as faixas etárias, para o Brasil como um todo e os cinco "Brasis":
http://www.brasilescola.com/educacao/educacao-no-brasil.htm

Sejam bem-vindos, caríssimos visitantes!
O blog in docência, concebido entre amigos, pretende ser um espaço de discussão e descoberta de inúmeros temas interligados à educação.
Desejo encontrar surpresas constantes e regulares, instigando a participação dos interessados no assunto, que tem, por objetivo primeiro, compreender o tema e a aplicação das diretrizes atuais, no intuito de, um dia, fazer parte de um seleto, mas barulhento, grupo de visionários que irão reescrever a história.
Creiam, amigos queridos! As cantigas de berço e as ações bem planejadas podem salvar-nos da extinção.
Um abraço!
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DIDÁTICA
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Um comentário:
Caríssima Goretti,
Enquanto muitos estão escolhendo alguns Blogs pela sua capacidade de disponibilizar links e ourtas opçõoes, escolhi o teu como forma de incentivo ao seu trabalho, e principalmente eu, pois vejo que você tem muito potencial, é responsável e, embora não tenha tempo suficiente para se dedicar às tarefas da disciplina, desenvolveu um blog com uma cara que só sua, o texto escolhido, a apresentação e outros pontos. Achei de fato muito interessante. Continue assim, sei qeu isso é apenas o começo de uma promissora carreira na docência.
Hélio Silva
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